• +55 21 2262-5335
  • +55 21 3553-7287
  • +55 21 9560-9080
  • contato@clinicaurofisio.com.br
  • Seg - Sex: 8:30 - 19:30

Disfunções Miccionais

Disfunções Miccionais (Urinárias)

A perda involuntária de urina ou a dificuldade de urinar voluntariamente são, dentre outros, exemplos de disfunções miccionais tratadas pela fisioterapia pélvica. Conheça cada uma dessas disfunções e de que forma a fisioterapia contribui no tratamento:

Incontinência Urinária

Segundo a Sociedade Internacional de Continência (ICS), incontinência urinária (IU) é definida como a queixa de qualquer perda involuntária de urina. Pode ocorrer em ambos os sexos, porém as mulheres são as mais afetadas. Atualmente, 33% das mulheres e 16% dos homens, com mais de 40 anos, têm sintomas de incontinência urinária.

  1. Incontinência urinária de esforço (IUE): perda de urina durante atividade física que aumenta a pressão intra-abdominal, também pode escapar urina ao tossir, espirrar, gargalhar, pular e/ou levantar peso. As vezes você começa a notar o escape de algumas gotinhas e se não tratar logo, pode evoluir para perda de pequenos jatos urinários ou até mesmo grandes volumes de urina.
  2. Incontinência urinária de urgência: perda involuntária de urina associada ao forte desejo de urinar, sensação de urgência para urinar, mesmo quando há pouca quantidade de urina na bexiga. Pode haver o aumento da frequência urinária durante o dia e/ou noite. Geralmente a pessoa que tem urgência está sempre buscando um banheiro por perto.
  3. Incontinência urinária mista: em que ambos os tipos anteriores estão presentes;
  4. Incontinência urinária pós Protatectomia: onde a perda urinária acontece após cirurgia de remoção da próstata.
  5. Enurese noturna: é a incontinência urinária que ocorre durante o sono. O xixi na cama é mais comum em crianças mas pode acontecer também com adultos. No caso de crianças o tratamento é feito de forma não invasiva.

Retenção Urinária

Situação em que ocorre dificuldade em realizar o esvaziamento da bexiga. Essa situação pode ser a causa das infecções urinárias de repetição, devido ao esvaziamento incompleto da bexiga. Em alguns casos pode até ocorrer uma perda urinária devido ao transbordamento (excesso de urina dentro da bexiga). Quando a bexiga se dilata muito para armazenar urina, há o risco de comprometimento dos rins. Sendo de extrema importância que o paciente busque tratamento com urgência.

incontinencia

A FISIOTERAPIA atua na avaliação funcional, na reeducação da bexiga, no aprendizado da coordenação muscular, no fortalecimento muscular assim como no seu relaxamento e  na melhora da função perineal. Estes são exemplos de alguns recursos fisioterapêuticos:

Avaliação e tratamento por eletromiografia e biofeedback

Avaliação e tratamento por eletromiografia e biofeedback: Através de uma aparelho de eletromiografia é possível realizar uma avaliação computadorizada do assoalho pélvico, dessa forma elaboramos o tratamento individualizado e adequado, para um melhor desempenho muscular, tornando a recuperação da função mais rápida e eficaz.

Treinamento com cones vaginais e exercícios de kegel (popularmente conhecidos como pompoarismo)

A fisioterapia pélvica requer uma avaliação inicial e uma adequação dos exercícios perineais de forma individualizada promovendo prevenção e recuperação da função perineal. A paciente recebe orientação individualizada para o uso domiciliar dos cones vaginais e prática dos exercícios de Kegel.

Facilitadores para contração perineal

São dispositivos para uso domiciliar que visam facilitar a percepção da contração dos músculos do períneo (assoalho pélvico) auxiliando nos exercícios.

Gameterapia Pélvica

Com jogos de realidade virtual é possível realizar treinamento da musculatura perineal de forma lúdica visando a aquisição de força, coordenação e melhora da função perineal.

Eletroestimulação

Através de equipamento computadorizado de acordo com parâmetros inseridos pelo terapeuta os objetivos variam em:

  • Melhora da coordenação;
  •  Ganho de força;
  • Melhora da vascularização periférica, por consequência melhora da lubrificação vaginal;
  • Analgesia ou dessensibilização;
  • Ou ainda para diminuição da frequência e urgência urinária…

Orientações comportamentais

Após a avaliação, são feitas algumas orientações como mudança de hábitos com relação a ingesta hídrica ou de alimentos irritantes, intervalo da micção, posicionamento correto para urinar e evacuar etc.

Diário Miccional

Nome:

Data:

Horário Líquido ingerido (ml) Volume urinado (ml) Urgência

*pequena
**moderada
***intensa
Perda

*pequena
**moderada
***intensa
Atividade na ocasião da perda
× Agende sua consulta